Homeopatia e Clínica Pediátrica

Frequentemente nos perguntam como a homeopatia encara e trata as doenças das crianças e se a segurança do tratamento e certeza da cura pode permitir aos pais confiarem no tratamento homeopático, e assim deixarem seus bebês, quando doentes, entregues ao cuidado de um médico homeopata.

Sentimo-nos à vontade para dar a resposta a essa pergunta, pois quando bem aplicada, a Homeopatia está apta a resolver as moléstias das crianças, e nos permite dar essa garantia a todos os que a procuram para o tratamento de seus filhos.

Infelizmente, há um grande número de pessoas, cheias de incerteza e dúvida, principalmente quando se trata de doença e ainda mais quando esses males são dos seus filhos. Mães quase sempre aflitas, aos menores sintomas de um mal, querendo dar “medicamentos fortes”, de dosagem maciça, pensando em afogar a doença com antibiótico.

Mas as coisas dentro de um organismo infantil passam-se de forma muito diferente. Suas reações são mais tranquilas, suas defesas possuem capacidade enorme de adaptação e o médico homeopata pode se utilizar desses recursos naturais, empregando os medicamentos homeopáticos. Procura-se “combater a doença” ajudando o doente a levantar suas forças e defesas, aguardando com expectativa e observação dos resultados.

É muito interessante o efeito. Parece até muitas vezes incrível que pequenas doses, como se emprega frequentemente, possam apresentar resultados tão surpreendentes. É o caso da insônia dos bebês, que faz sofrer as crianças e os pais. Esta porque, tendo um desequilíbrio da sua saúde, não conseguem descansar, e os pais são obrigados a permanecer noites acordados, a embalar a criança, à procura do sono que não vem. Fica agitada, sem encontrar acomodação, parece que a posição deitada lhe faz mal, ou adormece após muitos cuidados da mãe, mas é um sono curto, sem consistência, acorda chorando ou outras vezes bem animada, querendo brincar a noite toda.

A Homeopatia possui para esse tipo de insônia medicamentos que podem ser de uma eficácia a toda prova, mesmo quando já se haviam experimentado os sedativos, hipnóticos e ter verificado que estes remédios provocaram um estado de maior excitação da criança, em vez de a fazer dormir. Dois exemplos de medicação são:

• Chamomilla: usado em crianças irritadas, insuportáveis, que choram continuamente e só quer colo. Observem a face da criança, pois normalmente estará um lado vermelho e quente, o outro lado pálido e frio. Não dorme nem de dia e nem de noite. Quando adormece, o sono é agitado
  • Mercurius: Sono ligeiro, leve, não reparador. Desperta frequentemente. Sonolência durante o dia.

Além destes, há outros que podem ser escolhidos pelo homeopata de acordo com cada caso e individualmente para cada doente.

Essa é a vantagem da Homeopatia.

Namaste!